OMG, not the Dalai Lama! (e mais uma breve nota para dizer que ainda não morri)


Estou incrédula, agoniada, desapontada e triste. Cresci a aceitar todos os problemas da igreja católica porque os seus problemas nada têm nada a ver com Deus. Ao final das contas, a igreja é feita por seres humanos e os seres humanos são seres imperfeitos e temos de conseguir viver com isso. Mas na minha imaginação o Dalai Lama era diferente, para mim não representava apenas o líder espiritual dos tibetanos, era um símbolo de resistência e ao mesmo tempo de abnegação, era um ser superior feito de compaixão e caridade, que englobava todos os meus ideais cristãos de amor ao próximo, justiça, retidão, sacrifício e dever numa só figura. Um ser futurístico, amável e bom, grandioso por si só, que ganhou o prémio nobel da paz em 1989 e abdicou do poder político em 2011! Um ser perfeito. Na minha imaginação, só lhe interessava a espiritualidade e o bem…

E de repente cai-nos em cima esta bomba! Não é possível! Não posso acreditar nas imagens que vi do meu ídolo a aliciar sexualmente uma criança. Acho que vou vomitar tal é o nojo que sinto. Que desilusão!

Mas ao mesmo tempo tenho uma imensa pena do senhor que, obviamente, está senil. Um símbolo de defesa dos direitos humanos não se poria a beijar uma criança em frente a câmaras se estivesse no seu juízo perfeito. Ainda que se venha a descobrir que o Dalai Lama afinal é um pedófilo, que abusou de inocentes, que pregava o respeito, mas molestou a vida inteira; ainda que isto tudo não se descubra, mas fosse verdade, não faria o que fez em público. Um ser desprezível tentaria esconder. E o seu gabinete vir dizer que ele gosta de “provocar as pessoas de forma brincalhona” é simplesmente tão triste como a senilidade do senhor.  

E o que se espera após o pedido de desculpa? Que os tibetanos e o mundo continuem a adorá-lo e que tudo caia no esquecimento? Que não haja consequências porque a instituição diz que o cargo de Dalai Lama é um cargo vitalício? Que se perdoe o inapropriado do acontecimento em prol de todo o bem feito no passado? Que se aceite o comunicado do gabinete em vez de procurar a ajuda médica de que o senhor claramente precisa?

Lá se foi o “Oceano de Sabedoria” pelo cano abaixo…

                                                                              ***   ***  ***

O meu ano 2023 não começou da melhor forma. A minha Trombocitopenia imune (PTI) não me deixa em paz… Já estive internada duas vezes este ano e vamos a 13 de abril. Qualquer dia volto a escrever sobre coisas fixes. Mas para já, não. Ainda me sinto cansada…

Comentários

Mensagens populares