Lisbon Secret Spot
O bom de trabalhar num ambiente internacional é termos colegas de várias nacionalidades que com o passar do tempo se tornam amigos. Não me vejo a trabalhar numa empresa só com portugueses, claro que se tivesse de ser seria, mas ainda bem que não tem de ser.
Na quarta semana de junho fui a uma festa tradicional letã. Līgo/Jāņi é uma festa da Letónia de origem pagã que comemora o solstício de verão, ou seja, o dia mais longo do ano. De 23 para 24 de junho a malta junta-se ao ar livre, canta canções tradicionais com o refrão “Līgo, līgo”, as miúdas usam coroas de flores silvestres na cabeça, os rapazes usam coroas de folhas de carvalho. Acho que é uma coisa equivalente aos nossos Santos Populares. E o que acontece quando uma letã nasceu a 23 de junho? PARTY! Embora para ela esta seja a segunda festa de aniversário do ano porque também comemora o dia do seu nome, que é em janeiro.
O jantar foi organizado no MontesClaros – Lisbon Secret Spot em Monsanto. Claro que o lugar já não é tão secreto quanto isso e ainda bem. Depois de décadas ao abandono, o edifício foi remodelado e agora contra com três espaços perfeitos para casamentos, outras festas, ou reuniões de trabalho. A minha amiga alugou a sala Maria Keil que tem uma varanda espaçosa sobre o parque. Esteve um tempo ótimo, por isso soube bem tomar uns aperitivos de baixo de um solinho bom antes de passarmos ao jantar. Se olhássemos em frente ainda conseguíamos ver uma nesga de Tejo. À esquerda víamos o Cristo Rei.
O buffet também estava bom. Havia dois pratos quentes, um de salmão com berbigão, ameijoas e batatas-doces, e outro de lombo de porco com arroz de ervas. Várias saladas e no fim demasiadas sobremesas, especialmente se pensarmos que às 10.00 da noite ainda comemos bolo de aniversário. O que valeu foi termos dançado cerca de uma hora a seguir. O DJ estava ao rubro a passar músicas com 30 anos mas do tipo de que toda a gente gosta. Entre os pratos no jantar ainda dançámos as músicas tradicionais letãs e posso dizer que nos divertimos muito!
Comentários