Paralelo 45

No fim de semana que passou fiz 21 anos de casada. Costumamos comemorar sempre os quatro, mas este ano as filhas estão em época de exames e, pela primeira vez, não quiseram juntar-se a nós. Por um lado, parte-me o coração admitir que elas já são praticamente adultas e têm os seus interesses próprios e os seus círculos de amigos, já não querem andar atrás dos pais para todo o lado. Mas por outro lado, nem sei descrever o imenso orgulho que tenho delas por serem “quase mulheres” fortes, independentes, responsáveis, boas alunas e ainda por cima giras, como a mãe.

Procurámos um sítio calmo e optámos pelo Paralelo 45 por sugestão da rúbrica “Insider” do “The Fork”. Como este ano não se fizeram as festas dos Santos Populares em Lisboa, acho que muita gente optou por sair da cidade, e para mim foi ótimo poder andar pela Rua Castilho sem me cruzar praticamente com ninguém.  

O que impulsionou a escolha do restaurante foi mais uma vez a decoração. Cor-de-rosa não é propriamente a minha cor preferida, mas aquela árvore no meio da sala, a condizer com as cadeiras, prendeu a minha atenção. Outra coisa que despertou a minha curiosidade foi a intenção de recriar a cozinha portuguesa com um toque francês. Parabéns à chef Alison Leroy que considero ser muito bem-sucedida na tarefa e ao staff que nos acolheu com a maior das simpatias. Ao contrário do que li em alguns comentários, não achei que os pratos fossem mal serviços. Achei a quantidade no ponto. Afinal, um jantar fora com quem se ama não tem como objetivo comer até não se poder mais. A conversa, os risos e o vinho (para mim sempre cola zero) também satisfazem.

Começámos com uma Tábua Lusitana de queijo e paio para partilhar. O meu seguidor número um escolheu os Rolinho de Robalo, Chouriço Crocante, Pesto de Coentros e Puré de Batata-Doce (nome comprido, mas descritivo) e eu o Filet Mignon à Alentejana com Amêijoas e Puré de Batata. Vem acompanhado por um molho de marisco, mas como não sou fã de molhos, só provei um bocadinho. O chouriço de sangue picado não só dá um sabor delicioso como beleza ao prato. Sim, os olhos também comem.


Terminámos com um perfeito Semi Frio de Baunilha e Crocante de Chocolate com morangos e framboesas.

A minha experiência não podia ter sido melhor. Resumindo, esteve tudo fantástico, os pratos, a decoração, o atendimento.  Agora só quero experimentar o menu executivo ao almoço e na esplanada. Por 14€ e tantos mimos, acho que vale muito a pena.   


Morada: Rua Castilho 27B
Reservas: TheFork 
That's all folks!

Comentários

Mensagens populares